Mensagens/Maio de 2010

Domingo, 02 de Maio de 2010 (Culto Matutino)

Lições a Aprender nos Momentos de Provação

Eduardo Goya

Jó 42:1-6

INTRODUÇÃO

Nos dois últimos domingos temos meditado com os irmãos sobre o tema dos momentos de provação. Primeiro vimos como Jesus cuida de nós nesses momentos, e depois vimos atitudes que devemos tomar.

Hoje queremos finalizar essa série de mensagens pensando um pouco sobre que lições nós podemos aprender nos momentos de provação.

Jó e seus amigos tinham uma visão teológica que entendia as calamidades como uma ausência de benção de Deus. Os amigos o questionavam afirmando haver pecados em sua vida por causa dos fatos que vinham acontecendo. Jó por sua vez se defendia entendendo não haver causa em sua vida, demonstrando ser adepto da mesma teologia, chegando até a indagar Deus do que estava acontecendo. Depois das palavras de Deus no cap. 40 e 41, Jó diante de todas essas coisas nos ensina algumas lições importantes. Pensando nisso queremos meditar nesta manhã sobre o tema: Lições a aprender em momentos de provação.

I. Precisamos de um encontro pessoal com Deus (40:6; 42:1)

Jó depois de ouvir os questionamentos dos amigos e de apresentar os seus próprios tem um encontro pessoal com Deus. Deus fala diretamente com ele e ele responde diretamente a Deus.

Irmãos, fora da perspectiva do nosso relacionamento com Deus não temos possibilidade de passar pelos momentos de provação. Por isso a primeira lição a aprender é que nos momentos de provação precisamos de um encontro pessoal com Deus.

II. Deus tem controle sobre todas as coisas (42:2)

Fruto desse encontro pessoal com Deus, Jó declara no v.2 que nenhum dos planos de Deus pode ser frustrado. Agora não é conjectura ou especulação, Jó aprendeu que todos os planos de Deus têm propósitos. Por isso a segunda lição que precisamos aprender nos momentos de provação é que Deus tem controle sobre todas as coisas.

III. Nosso conhecimento sobre Deus ainda que profundo é limitado (42:5)

Outra coisa decorrente do encontro de Jó com Deus foi que ele percebeu que seu conhecimento acerca de Deus era limitado. Em Jó 1:8 está escrito que Deus declara Jó um homem temente a Ele e que na terra não havia outro igual a Jó. Mas depois de tudo isso Jó percebeu que seu conhecimento era limitado. Por isso a terceira lição que devemos aprender nos momentos de provação é que nosso conhecimento sobre Deus sempre é limitado.

IV. Nossa atitude deve ser de constante arrependimento (42:6)

Por fim Jó depois de aprender todas essas lições demonstra arrependimento pelas coisas que falara acerca do que ele estava passando. Jó compreendeu que era limitado e que Deus era muito mais do que Ele podia conceber, por isso se arrependeu. Assim, a quarta e última lição que devemos aprender nos momentos de provação é que nossa atitude deve ser de constante arrependimento.

CONCLUSÃO

Jó aprendeu que é necessário um encontro pessoal com Deus, que Deus tem controle de todas as coisas, que nosso conhecimento é limitado e que diante de tudo isso precisamos de arrependimento. Será que estamos precisando de um encontro com Deus?

Tags: Provação, Lição, Encontro, Conhecimento, Arrependimento,

Veja também:

- Mensagem de 25 de Abril de 2010: Atitudes nos Momentos de Provação.

- Mensagem de 09 de Maio de 2010: Mãe, uma bênção divina.

- Outras Mensagens de Maio de 2010.

- Outras Mensagens de Eduardo Goya.

- Áudio em MP3 (32 minutos).

- Contador 2169/171.

Mensagens com Temas Semelhantes:

- Fontes de Refrigério - 33.3% (16 de Novembro de 2008).

- Segredos de uma Vida Transformada - 33.3% (15 de Março de 2009).

Mensagens com o mesma passagem: (Jó 42)

- Diferença entre Ouvir e Ver a Deus (Jó 42:1-6)

- Lições acerca do Sofrimento (Jó 42:1-6)

Comentários