Mensagens/Dezembro de 2010

Domingo, 05 de Dezembro de 2010 (Culto Matutino)

Vencendo o Cansaço e o Desânimo

Almir Aparecido Salles

Hebreus 12:1-3

Chegamos ao final de mais um ano. É comum ouvirmos as pessoas dizendo: “como esse ano passou rápido!” Outros dizem: “Não vejo a hora de chegar o período de férias. Estou muito cansado!” É, nossa vida corrida e estressante traz muito desgaste e a gente não vê a hora de para um pouco para recuperar as energias. Mas, não é sobre esse tipo de cansaço que quero lhes falar hoje. Quero falar sobre o cansaço e desânimo espiritual. É muito comum encontrar hoje em dia, pessoas que não sentem mais vontade de ler a Bíblia e orar, nem de participar das reuniões de adoração, ou sequer de relacionar-se com Deus. Pessoas cansadas, desgastadas ou esgotadas espiritualmente. As razões podem ser várias e não vou entrar no mérito aqui. Quero junto com vocês observar que o texto nos aponta duas orientações para que não nos “cansemos, nem desanimemos” (NVI) ou como diz a outra versão “fatigar desmaiando em vossa alma” (ARA) (3). Então, o que fazer?

1. Observar o exemplo dos heróis da fé (capítulo 11): A primeira orientação é olhar para a “grande nuvem de testemunhas” (1). O escritor nos chama a atenção para essas pessoas. São pessoas fantásticas no relacionamento com Deus. Mas que também passaram por momentos muito estressantes. Vamos ver dois exemplos:

1) Abraão (11.8-12): obedeceu, recebeu a herança mais tarde, peregrinou, não sabia para onde estava indo, recebeu a promessa de um filho que só se concretizou no final de sua vida a quem Deus pediu em sacrifício.

2) Moisés (11.23-29): não pode ser criado pelos seus pais naturais, foi criado no palácio, mas teve que fugir acusado de assassinato, libertou o povo do jugo de escravidão do Egito, mas teve que conviver com um povo cabeça dura, cheio de maus hábitos e ainda por cima não entrou na terra prometida.

Qual é a orientação? Olhar para o exemplo delas. E o que de mais interessante pode ser notado é que a sua fé fez com que não desanimassem. Sabendo que temos pessoas dessa natureza com exemplos tão fortes, nós também devemos “livrar-nos de qualquer coisa que atrapalhe nossa comunhão com Deus”. E correr com “perseverança”. Isso implica em disposição e disciplina.

2. Observar o exemplo de Jesus: A segunda orientação é olhar para Jesus ((2,3). Em primeiro lugar porque Ele mesmo é o “autor e consumador da nossa fé”. Também porque Ele mesmo teve que suportar: esvaziar-se de Sua glória, nascer em forma humana e passar por todo o processo de crescimento, suportou a cruz, passou vergonha, morreu o pior tipo de morte. Jesus é nosso modelo maior. Ele sofreu, gemeu, chorou, orou, mas não desanimou. Foi até o fim. E a conseqüência “assentou-se a direita do trono de Deus”. Diz o texto que ele fez tudo isso para que nós não nos cansemos nem desanimemos. Portanto, sigamos seu exemplo.

CONCLUSÃO: Assim como a vida desfocada, sem propósito, vivida sem prioridades, produz estresse, cansaço e desanimo físico, mental e emocional. Se não focalizarmos nossa vida em Deus, estaremos caminhando a passos largos para o cansaço e desânimo em nossa relação com Deus. Às vezes por querer jogar fora os costumes religiosos, acabamos jogando fora também hábitos saudáveis que fortalecem o relacionamento com Deus. Vamos olhar para os homens e mulheres que Deus tem usado ao longo da história e aprender com eles sobre paciência, fé e perseverança. Creio que tenhamos que nos desfazer das cargas que nos atrapalham de “correr a nossa corrida” a cada dia. Vamos nos concentrar na pessoa de Jesus e não apenas aprender com seu exemplo de dedicação, mas buscar nele mesmo a fé, paciência, perseverança, disciplina. Pois Ele é a fonte. Ele não é apenas um exemplo histórico, mas é nosso Senhor e Salvador. O nosso Deus.

Tags: Cansaço, Desânimo, Vitória,

Veja também:

- Mensagem de 28 de Novembro de 2010: Encontros com Deus.

- Mensagem de 12 de Dezembro de 2010: Atitudes para com a Palavra de Deus.

- Outras Mensagens de Dezembro de 2010.

- Outras Mensagens de Almir Aparecido Salles.

- Áudio em MP3 (50 minutos).

- Contador 4055/178.

Mensagens com Temas Semelhantes:

- A Graça de Podermos Esperar e Confiar em Deus - 25% (05 de Julho de 2015).

- A Troca Divina - 25% (01 de Maio de 2016).

- Como chegar bem ao final - 25% (27 de Dezembro de 2009).

- Engano - 25% (25 de Maio de 2014).

- Entendendo a Dinâmica das Aflições Externas - 25% (25 de Maio de 2008).

- Que Fazes Aqui, Elias? - 25% (03 de Novembro de 2013).

- Sujeição ao Senhorio de Cristo – Obediência - 25% (15 de Junho de 2014).

- Vitória - 25% (23 de Fevereiro de 2014).

Mensagens com o mesma passagem: (Hebreus 12)

- Atitudes diante da Disciplina (Hebreus 12:4-13)

- Como chegar bem ao final (Hebreus 12:1-3)

- Desânimo (Hebreus 12:1-3)

- Livrando-nos para Correr (Hebreus 12:1-3)

- Mensagem de 19/12/2004 (Hebreus 12:1-2)

- Testemunhas de Deus (Hebreus 12:1-7)

Comentários