Mensagens/Março de 2009

Domingo, 15 de Março de 2009 (Culto Matutino)

Segredos de uma Vida Transformada

Eduardo Goya

Gênesis 32:11-30

INTRODUÇÃO

Constantemente oro a Deus pedindo que transforme minha vida, que mude meus hábitos errados e práticas pecaminosas. Isso expressa meu desejo sincero de ser transformado, e creio que isso também faz parte da sua caminhada com Deus. Estudando o texto em Jacó tem um encontro transformador com Deus em Gênesis 32:11-30 podemos aprender lições preciosas sobre a transformação em nossas vidas. Assim, com base neste texto quero meditar com os irmãos no tema: “Segredos e uma vida transformada”.

I. Encontro pessoal com Deus (v.24)

O texto diz que naquele instante Jacó estava só. Durante a sua vida ele usou as pessoas, maquinou planos e dava um jeito para escapar dos seus problemas. Usou Esaú, sua mãe, seu pai, seu tio; e nesta narrativa quando não restava mais ninguém, usou sua própria família como escudo humano para se proteger de seu irmão que estava vindo e ele temia que para ajustar contas. Esse foi o esquema da vida de Jacó, sempre tinha alguém ou alguma coisa em que se agarrar. Mas agora ele viva um momento crucial na sua vida d e estava sozinho. Esse foi um momento único em toda a sua vida quando não havia ninguém e mais nada em que se agarrar. Terminaram os subterfúgios humanos, os planos fracassaram, as muletas caíram e pela agora era ele e Deus. Isso é um encontro pessoal com Deus.

II. Perseverança na busca por transformação (v.26)

Até quando você busca por algo que você almeja alcançar? Até quando você busca a benção de Deus? Jacó disse: “Não te deixarei ir se não me abençoares”. Jacó estava disposto a perseverar até receber a benção. No v.31[bib] está escrito que Jacó foi abençoado quando nasceu o sol e no v. 22 podemos entender que a busca começou no inicio da noite, ou seja, Jacó perseverou a noite toda buscando.

III. Reconhecimento da fraqueza (v.27)

O “homem” pergunta a Jacó qual era o seu nome. Ele responde “Jacó”. Parece simples, ele respondeu dizendo o seu nome, mas de fato ele responde dizendo sou Jacó, sou enganador. O nome Jacó significa enganador e usurpador. Era uma confissão, uma admissão da sua limitação de caráter, de sua fraqueza de caráter.

IV. Benção de Deus (v.28-29)

O texto nos informa que o “homem” informa uma mudança de nome de Jacó – enganador, usurpador; para Israel – “como príncipe lutaste com Deus”; “o que governa com Deus”. Também informa que “E o abençoou ali” – abençoar: “Mas quando é Deus que abençoa o Seu povo, como acontece em Gn 1.22 e em Ef 1.3, isto quer dizer que Ele distribui sobre os Seus filhos toda espécie de benefícios, temporais e espirituais, e desta forma comunica-lhes alguma parte daquela infinita bem-aventurança que Nele existe”. Dicionário Bíblico – Bíblia Online.net

CONCLUSÃO

Depois deste encontro Jacó declara “Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva”. De fato como resultado daquele encontro Jacó foi transformado em outro homem e sua vida muda radicalmente. Em Gênesis 33:3 que Jacó adiantando-se foi de encontro a Esaú, agora não precisava mais de subterfúgios, agora ele era outro homem e pronto para encarar frente a frente seu irmão.

Tags: Transformação, Reconhecimento, Fraqueza, Bênção, Encontro, Segredo, Vida,

Veja também:

- Mensagem de 08 de Março de 2009: O que Deus quer de mim?.

- Mensagem de 22 de Março de 2009: A Cura Divina para a Ansiedade .

- Outras Mensagens de Março de 2009.

- Outras Mensagens de Eduardo Goya.

- Áudio em MP3 (27 minutos).

- Contador 2501/216.

Mensagens com o mesma passagem: (Gênesis 32)

- Detalhando o Encontro com Deus (Gênesis 32:21-32)

- Encontros com Deus (Gênesis 32:30)

- Encontros Marcantes com Deus (Gênesis 32:22-30)

- Encontros Transformadores: A Experiência de Pedro (Gênesis 32:30)

- Marcas do Movimento Holiness (Gênesis 32:30)

Comentários